quarta-feira, 25 de junho de 2008

Momento WTF no trampo

Estreando a série dos causos absurdos e/ou engraçados que acontecem durante o expediente.

Pra quem não sabe: WTF = what the f#ck? (que porr@ é essa?), que é o que você diz quando vê coisas assim acontecer com você ou seu colega.

Caso de hoje: EU x notebook zoadaço do chefe

Primeiro, explicação sucinta do "pobrema": o notebook é dos bons (1gb de ram, hd razoavel, intel centrino e o escambau), porém já tá meio passado. Tem pouco menos de um ano e nunca foi feita uma manutenção profunda, o que é até normal. Mas hoje era o dia, porque ele estava cheio de lentidão, arquivos em excesso e não queria imprimir nada em lugar nenhum.

Primeira coisa a fazer: descobrir, documentar e caçar na web o erro citado. Achei algumas coisas e esperei o chefe vazar pra poder meter a mão na máquina. A secretária dele esteve do meu lado, pra proteger a senha, rir da minha cara e tudo mais o que fosse necessário =P

EU 0 x 1 notebook zoadaço do chefe

Começou bem: eu e a secretária tomamos altos olés do num-lock na hora de digitar as senhas (notebook é uma praga qdo o num-lock resolve funcionar). Meia hora depois conseguimos fazer login, e depois o resto foi de boa.

EU 0 x 2 notebook zoadaço do chefe

Tentei um procedimento padrão achado num forum: registrar algumas DLLs, reinstalar as impressoras, testar com drivers genéricos. Nem o notepad imprimia. FAIL!

EU 1 x 2 notebook zoadaço do chefe

Próxima estratégia: sequestrar o micro mais próximo que estivesse normal, e replicar as configurações boas por cima das ruins. catei um outro notebook que é "de uso comum" e estava limpo o bastante para meu propósito. Algumas chaves de registro copiadas depois, WIN!

EU 1 x 3 notebook zoadaço do chefe

Mas o software estava conspirando contra mim hoje: enquanto o "pobrema" da impressora estava em processo de solução, fui apagando pastas inúteis: restauração de sistema, backups automáticos, arquivos temporários, perfis mortos. Mas um deles não estava tão morto assim, e eu só me dei conta quando já era tarde demais. Babau "meus documentos". FAIL :(

EU 2 x 3 notebook zoadaço do chefe

Como eu estava com o outro note do lado, catei um programinha de "undelete", aquele que caça arquivos apagados pelo hd, mesmo que tenham sumido da lixeira. Esee programa, o Recuva, é free e bom, me salvou de uma enrascada feia. Salvei uns 70% dos arquivos perdidos na "meus documentos", e descartei o que não tava tão bom assim pra recuperação. E da-lhe pendrive pra ajudar!

EU 3 x 3 notebook zoadaço do chefe

Hora de começar a virar o jogo. Ao terminar de ressocutar os arquivos, testei as impressoras (há várias no ambiente). Todas responderam. Baixei um driver um pouco menor do que o que veio com o cd da impressora (HP from HELL), e ele não deu nehuma encrenca. Imprimi uns trecos e dei por fechado o "pobrema" inicial. FINISH HIM!

EU 4 x 3 notebook zoadaço do chefe

Hora do fatality: troquei o antivírus do notebook. Substituí o Avast, que esteve meio instável nas últimas versões, pelo Avira, excelente antivírus também de graça. Vamos ver se o chefe gosta do notebook "lavou tá novo" ;)

Resultado final: depois de três longas e esfomeadas horas (sim, eu não almocei hoje), DARKMIND WINS!

3 comentários:

Anônimo disse...

Apagar os meus documentos é bem loser hauahuahau.. Mas você é o Darkmind e recupera, queria ver se fosse eu....





... Iria ligar para você!
huahuahauhauhua

Marcelo M disse...

Huahuahuahuahua, pensei que pela primeira vez na história eu iria ver um computador/notebook/whatever ganhando de você! XD

Will Santos disse...

kkkkkkkkkk
Pensei o mesmo que o Marc, "Paulo foi derrotado"

quando ele virou o jogo pensei, ele fez algo muito patético no final.

¬¬ mas para variar Ganhou denovo.