Agora é a vez dos losers que migraram para o caçula da família Windows. Aqui as coisas tornam-se um pouco mais hardcore, mas passado o susto inicial, os resultados valem a pena.
Pra começar, o WindowBlinds também funciona aqui, mas é uma versão específica pra Vista. O que interessa nesta série são os estilos “nativos”, instalados quase da mesma forma que os do XP. O
Em vez da uma DLL, são TRÊS! uxtheme.dll, shsvcs.dll, themeui.dll. Pra deixar um pouco mais chato, o padrão de segurança do Vista não permite que você modifique diretamente as três peças. Portanto, a primeira coisa a fazer é “tomar posse” delas, dizer que você é o dono e vai
Arquivo RAR pra Vista puro e Vista SP1 (versões 32 bits). Baixe, extraia para um lugar fácil e vá até “patch.cmd”. Botão direito nele, executar como administrador. Uma janela do DOS vai aparecer, ao fechar o micro vai reiniciar. Tenha certeza que pegou o arquivo certo!
Beleza, agora pegue algum tema lá no deviantArt (só nele eu sei que tem bons temas de vista): customization > skins and themes > Windows Vista utilities > visual styles
Agora o resto é igual o XP, extraia tudo para uma pasta e monte a estrutura descrita abaixo. Vários temas vem com vários conjuntos de arquivos, pegue o “visual style” apenas.
Você deve estar se perguntando o que raios são essas pastas “en-US”. Cada idioma instalado no sistema (o vista suporta mais de um) tem seu pedaço de código associado a cada arquivo de sistema. Se alguém quiser traduzir um tema (pra que??), pode deixar vários idiomas já prontos e o sistema escolhe o melhor. Vocês vão ver muito “en-us” e “pt-br” por aí.
Montou a estrutura? Agora sim, mova para C:\WINDOWS\Resources\Themes. Por que isso? Simples, se fosse direto o UAC (aqueles avisos de segurança) não deixaria você trabalhar. Movendo a pasta de uma vez só, ele pergunta uma vez só ;). Uma vez movido, vá para propriedades do desktop (ou painel de controle, aparência). Aqui surgem algumas diferenças:
* Se você é um loser total e instalou o vista sem uma placa de vídeo decente, não tem o tema aero (janelas semitransparentes e o escambau), portanto clicar no primeiro link da janela de aparência te joga direto pro seletor de temas do XP. Escolha seu tema lá, e se ele for compatível com o sistema “não-aero”, vai aparecer.
* se você tem o aero ativado (saberá disso), o clique no link da janela de aparência te jogará numa janela onde você pode escolher a cor da janela (isso é legal e funciona com qualquer tema aero), para chegar no seletor de temas clique em “exibir opções clássicas de aparência”, embaixo de tudo. Escolha seu tema. Fica pouco óbvio saber qual é o certo, porque muitos deles continuam se chamando “Windows Aero”, o jeito é ir escolhendo.
É isso. O vista é meio bobão com temas, e não são muitos hoje, mas ele tem potencial pra algumas coisas realmente bonitas e impossíveis no XP.
Esta é a última parte “monstro-size” da série, A partir de agora não é necessário aprofundamento técnico pra próximos elementos (mouse, wallpapers, ícones e utilitários extras).
Nenhum comentário:
Postar um comentário