Nesse domingo, dia 28 de setembro, estavam todos os losers reunidos na casa do Edu. Tentamos jogar Madden, foi bem divertido. Eu fiz várias lambanças, mas dane-se, o importante é que eu e o Edu vencemos o Paulo e o Will em uma épica batalha entre Cowboys (nós) x Patriots (eles). =D
Então, para evitar uma futura coleção de patetices, começo hoje o “Futebol Americano for Losers”, explicando o básico sobre futebol americano. Tudo bem, pode ser que eu não esclareça tantas coisas, mas farei de tudo pra ser o mais claro possível. Dúvidas? Não hesite em deixar um comentário que responderei assim que possível!
Pronto para a primeira aula?
Então, para evitar uma futura coleção de patetices, começo hoje o “Futebol Americano for Losers”, explicando o básico sobre futebol americano. Tudo bem, pode ser que eu não esclareça tantas coisas, mas farei de tudo pra ser o mais claro possível. Dúvidas? Não hesite em deixar um comentário que responderei assim que possível!
Pronto para a primeira aula?
O campo:
Duração de uma partida:
Bom, vamos começar entendendo quanto tempo um jogo de futebol americano profissional tem. Um jogo é dividido em quatro quartos (MAS É CLARO QUE SÃO QUATRO QUARTOS) de quinze minutos cada. Depois dos dois primeiros quartos, tem o halftime (intervalo). Obviamente, quem terminar a partida com mais pontos, vence.
Sobre as equipes:
Em uma partida, cada equipe só poderá usar 45 atletas, embora, teoricamente, joguem apenas 22 jogadores (11 no ataque e 11 na defesa). Podem ser efetuadas quantas substituições forem precisas. É bom lembrar também que, enquanto um time de onze jogadores está no ataque, o seu adversário conta com onze jogadores para a defesa. Sim, os times de ataque e defesa são distintos.
Início da partida:
Vamos iniciar a partida agora. Uma das equipes chutará a bola da sua linha de 30 jardas, para que o seu adversário comece atacando. Aí, o louco que está lá do outro lado do campo, que recebeu a bola chutada, tenta sair correndo para conquistar o máximo de jardas que puder, só parando quando ele sair do campo ou um defensor troglodita o derrubar.
E agora?
A bola é colocada onde o cara que retornou o chute foi derrubado. A equipe que está no ataque tem quatro downs (descidas, como uma tradução mais tosca) para percorrer dez jardas. Assim que o time atacante conquistar dez jardas ou mais (não importando o down que está), ele terá direito a outros quatro downs para conseguir mais dez jardas e assim por diante, tendo o intuito de atingir a end zone adversária e conseguir um valioso touchdown. Enquanto isso, a defesa se mata para parar o ataque, fazendo com que eles ganhem o mínimo de jardas possível (ou também fazendo com que eles percam jardas).
Caso o time não consiga conquistar as dez jardas após a terceira tentativa, eles podem tentar a quarta ou fazer um punt. Se eles tentarem o quarto down e passarem as dez jardas, ótimo, eles ganham o direito de mais quatro downs para avançarem mais dez jardas. Caso contrário, eles se ferraram e a bola passa para o adversário, que inicia o seu ataque a partir do ponto em que a bola parou. Se eles forem fazer um punt, um jogador pega a bola e dá uma baita bica nela para que o adversário a receba (mais explicações sobre o punt em futuras postagens).
Se a equipe atacante, no quarto down, estiver próxima ao gol, ela pode tentar um Field Goal: se acertar o chute sobre a barra horizontal e entre as barras verticais, ganha três pontos e o jogo começa com o time que estava atacando fazendo o chute inicial e o time que estava defendendo, recebendo a bola. Caso o kicker (chutador) seja um vesgo, a bola é passada para o adversário no ponto em que a bola iniciou no down em que houve o chute.
Mas não é só assim que um time defensor pode ficar com a bola. Há dois outros meios de um time defensor passar para o ataque: a interceptação (interception), quando um defensor intercepta o passe tendo o domínio da bola em suas mãos e o fumble, quando o jogador que estiver carregando a bola deixa-a derrubar, podendo ser recuperada tanto pelo time atacante quanto pelo defensor.
Raios, e se empatar?!
Se por acaso a partida terminar empatada, é disputada uma prorrogação (overtime) de quinze minutos, sendo esta morte súbita: quem marcar primeiro, ganha (eu acho esse sistema pateta, quem ganha no cara ou coroa sempre tem vantagem...). Se o empate persistir, aí acaba empatado mesmo (exceto os jogos das playoffs).
Na próxima postagem da série “Futebol Americano for Losers”, irei falar sobre como pontuar em uma partida, assim como explicar sobre as jogadas de passe e de corrida. Até lá! ;D
4 comentários:
Muito bom, Marc!
Só a imagem do campo que ficou pequena, e sempre bom usá-la posteriormente.
=)
¬¬
Tô logado com o perfil do Mistureba hauahuahuahuhaua
@Mistureba Lookal - aproveitei uma imagem que eu já tinha, fiquei com preguiça de fazer uma outra maior. XD
Valeu pelo elogio! :D
Ótima aula, parece muito com a que você passou por msn XD
Postar um comentário