sábado, 12 de julho de 2008

Você faz backups? Como?

Existem três grandes certezas nesta vida de loser: morte, impostos e perda de dados. Não pelo valor material, que às vezes é irrisório, mas pelo sentimento que é guardado junto com aquela foto histórica, ou por aquele setimento de "eu consegui" que vem com aquele trabalho de escola que você salvou com tanto carinho no Word. E eis que, do nada, uma pane de HD ou uma formatação mal planejada ou seu gato apagam tudo isso e te deixam na mão. E AGORA, JOSÉ?

Essas coisas acontecem, é verdade, mas pelo menos dá pra amenizar a situação, se você lembrar da palavrinha mágica de seis letras: BACKUP

Sempre tem o pessoal que sabe que tem que fazer, tem tempo e vontade, mas não sabe por onde começar. neste caso, estou aqui para ajudar, quem sabe alguma dica serve pra você deixar de ser um loser =P

Separe o que interessa - um backup não precisa ser do disco inteiro, ainda mais hoje com o HD atulhado de programas e jogos. Pegue só as pastas realmente necessárias, como a Meus Documentos e o Desktop

Pastas relevantes? - algumas pastas são desnecessárias de fazer backup, seja porque estão vazias, seja porque são parte do sistema. Exemplo: se você não usa a pasta Minhas Músicas, pra que colocá-la no bolo?

Mídia - esqueça disquetes, a menos que você seja sadomasoquista e/ou saudosista. Pelo volume de dados que hoje costuma acumular, no mínimo um CD-R será necessário. Pendrives, DVDs, HDs extras, fitas, o tipo de mídia depende de você e de seu bolso. Cada mídia precisa de sua unidade correspondente instalada no micro, você não vai conseguir gravar DVD naquele seu leitor jurássico de 32x. CD-RW ou DVD-RW é pouco recomendado, porque estraga mais rápido que os outros.

Software para backup - nada de procurar programas sofisticados ou o programa de backup do Windows argh!. Use o bom e velho Windows Explorer pra fazer toda a organização.

Cronologia - marque uma regularidade para fazer backups. Para a maioria, um por mês tá de bom tamanho. Paranóicos podem fazer uma vez por semana. E não esqueça de marcar a data do backup nas mídias, se você não quiser se perder enquanto tenta trazer de volta um arquivo velho.

Uma pasta para cada coisa - organização é tudo! Antes de gravar o backup, organize dentro dele os arquivos por categorias. Exemplo: uma pasta para os programas baixadaos da net, outra para wallpapers e fotos, outra para documentos de trabalho, outra para músicas e vídeos, uma para a sacangem, e assim vai... Será a diferença entre achar rápido aquele arquivo urgente ou passar a noite no "localizar arquivos". Não tenha medo de usar mais de um disco se não couber tudo.

Dica avançada: indexar conteúdo dos backups - para quem realmente tem MUITO backup acumulado, torna-se praticamente desumano lembrar do conteúdo de todas as mídias. Uma dica boa é colocar um arquivo de texto o conteúdo dos discos, e procurar nesse arquivo. Um comando bom para isso pode ser feito pelo prompt do DOS, veja um exemplo:

C:\> tree d: /f > lista.txt

... onde D: é seu CD-ROM/HD/pendrive e lista.txt é o arquivo que vai ficar com a listagem estática de todo o disco. Faça um arquivo pra cada disco, e você terá um índice que vai salvar sua pele!

Palavras de quem tem backups desde 2004 http://img299.imageshack.us/my.php?image=dsc00056rb3.jpg" href="http://img299.imageshack.us/my.php?image=dsc00056rb3.jpg">e tem como provar, já perdeu tudo mais de uma vez e agora é um sujeito precavido até com o que não precisa =P

Um comentário:

Will Santos disse...

Pior é umas antas (eu), que mesmo depois de perder um hd e muitos dados, ainda só faz backup uma vez por década.

Ótimas dicas, mas ainda procuro um soft que facilite isso para mim.