domingo, 27 de julho de 2008

A supremacia do MSN, e o que falta pro Google dominar o mundo

Antes de mais nada, um pouquinho de história:

No início dos tempos, bem lá no início, quem queria conversar com alguém pela Internet tinha que, no mínimo, ser um puta nerd. IRC, Usenet, BBS, chat do UOL sites que forneciam salas de chat. Não conhece os termos? Deve ser jovem demais XD

Em1996, uma empresa israelense surgiu do nada com uma pequena revolução. Um aplicativo chamado ICQ, que permitia conversas privadas em tempo real sem depender de sites ou protocolos esquisitos. Cada usuário mantinha sua lista de "amigos" e eles podiam conversar entre si facilmente. Em 1998, a America Online comprou o ICQ e fodeu com ele encheu de inutilidades e propaganda.

Na mesma época, a Microsoft começava a desenvolver o seu aplicativo equivalente, o MSN Messenger. De lá pra cá, ele veio evoluindo (e mudando de nome, hoje ele é Live) e conquistando a galera no nicho das mensagens instantâneas. Hoje, praticamente é o líder no segmento, e sim, o ICQ está quase morrendo.

Pra quê toda esta introdução chata?

Porque mais uma empresa resolveu entrar no ramo dos mensageiros: a GOOOOOOOOOOOGLE! Se você não estava morando debaixo de uma pedra nos últimos 4 anos, deve conhecer o Gmail. E se for esperto percebeu também que há uma janelinha de chat junto os contatos. Sim, um messenger dentro da página de e-mail, vulgarmente conhecido como Google Talk.

Há várias formas de acessar os recursos do Talk. Pela Web, temos o próprio Gmail e um site específico. Por aplicativos, além do cliente oficial, vários outros podem acessar a rede do Talk, o protocolo é aberto (Pidgin, Trillian, Adium, Miranda, Meebo, entre outros)

O que atrai o povo para o MSN/Live Messenger?

Emoticons personalizados: que inferno você tentar ler a mensagem do seu miguxo colega e não conseguir decifrar por causa dos bichinhos pulantes, letras coloridas e outras coisas que ele insiste em colocar pra deixar o texto "fofo".

Winks e joguinhos: devo confessar que a primeira vez é até divertido e engraçado receber um wink ou ser convidado pra jogar. Mas depois enche o saco, e tem uns que insistem.

Conferência em voz e vídeo: depois de várias tentativas fracassadas, agora a do MSN funciona. Mesmo. E é fácil pra qualquer novato clicar num botão e começar a fazer careta.

Basicamente, é isso que falta no Google Talk hoje. Não que eu queira tudo isso, mas o povo gosta dessas coisas. Ao Grande Gê, se algum representante estiver dando a sorte de ler aqui neste momento: ponha no Talk alguma coisa realmente espetacular, que faça a diferença. Não se esqueça de fazer com que todos possam usar sem medo de quebrar patente, e depois é só fazer um pouquinho de propaganda.

Ah sim, e que depois de tudo isso, continue estável como rocha, ao contrário do nosso amigo MSN ¬¬

Nenhum comentário: